domingo, 8 de março de 2009

Carnaval Sénior: A festa na “flor da idade”

A festa na "flor da idade", Foto: Adriano Cerqueira
O Espaço Tenda encheu-se de tons floridos para acolher os idosos participantes em mais uma edição do Carnaval Sénior.

A festa deste ano teve como tema a Primavera e os Jardins Floridos, com os convidados a vestirem-se a preceito. Cada associação representada no Carnaval Sénior trazia o seu próprio traje, de mantos azuis cobertos com flores, aos típicos dominós multicoloridos da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, de simples fatos de jardineiro, a um bando de “capuchinhos vermelhos” prontos para “encantar” o baile com a sua folia.

A banda em palco tocava clássicos da música portuguesa e brasileira, de forma a aliciar os convidados a bailarem ao som dos ritmos tipicamente carnavalescos. O incentivo ao convívio e à festa foram a principal iniciativa da tarde dedicada àqueles que já viveram mais carnavais que qualquer um de nós. Entre o público encontrava-se José Américo, presidente da Fundação do Carnaval. O folião destaca a importância da acção social desta iniciativa: “O que nós proporcionamos são duas horas de um convívio que acontece uma vez por ano e em que as pessoas aparecem mascaradas. Eu penso que o Carnaval não é só os espectáculos, os concertos, o ritmo frenético e o consumo… Não. Também tem esta parte pedagógica de acção social que eu quero que a fundação tenha sempre”, afirma.

Para Márcia Sousa, assistente social do Centro Social Cortegacense este evento é “uma forma dos idosos se envolverem em iniciativas, ao mesmo tempo podem desenvolver capacidades e competências, nomeadamente na construção e no desenvolvimento das vestes”. “Penso que isto é positivo para os idosos e para todos os profissionais dos centros aqui participantes”, diz.

Já Cláudia Reis, Directora Técnica da Santa Casa da Misericórdia de Ovar salienta que “é sempre muito bom para os idosos pois eles gostam muito de sair e de conviver, e principalmente pelo facto de se encontrarem com outros idosos de outras instituições, o que é agradável”. “Os idosos gostam muito do carnaval e gostam muito de viver o carnaval”, confessa.

Que o diga a Dona Maria Albertina da Santa Casa da Misericórdia de Ovar. Para a foliona o carnaval sénior “é uma coisa extraordinária, de um valor extraordinário.” “Admiro muito por ter estas pessoas convidadas tão bem dispostas e tão alegres”, acrescenta. Já a Sra. Adelaide Faria confessa que “era para não vir, mas resolvi vir, já no ano passado cá vim e gostei imenso”. A Dona Fernanda, do Centro Social Cortegacense afirmou ainda ter gostado “muito da festa, é bonito para passarmos aqui um bom bocado”.

O sucesso da iniciativa faz José Américo olhar com bons olhos para a continuidade do Carnaval Sénior. “Esta é uma festa que logo após a primeira realização chegámos à conclusão que valia a pena. Se já conseguimos conciliar dignidade, com diversão, divertimento e convívio, temos a fórmula correcta de dizer: Vamos continuar!”, confessa.

“Esta iniciativa, semelhante à das crianças, é um grande símbolo do carnaval, se calhar mais importante no seu significado que os verdadeiros corsos”, salienta o Presidente da Fundação.

A festa teve ainda como convidados especiais el-Rey Artur Almeida e a Rainha Dona Augusta, a Divertida. Os dois membros da monarquia vareira de 2009 passearam-se por entre o público e juntaram-se à festa, animando a tarde destes veteranos foliões.

Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal, também não deixou de marcar presença, subindo ao palco perto do fim das festividades “O Carnaval não tem idade, o carnaval é de todos nós, é uma festa da alegria” foi a mensagem principal do discurso do Presidente. Manuel Oliveira teve ainda tempo para falar do seu encontro com a Rainha: “No tempo da Monarquia era habitual os súbditos beijarem a mão à Rainha, mas hoje ela disse-me isto: "Quem lhes beijou a mão fui eu." E disse-me porquê. Porque pessoas que tanto trabalharam e que tanto têm dado de si, merecem que lhes prestemos homenagem”.

Este ano o Carnaval Sénior contou com a participação das seguintes instituições: Centro Comunitário de Esmoriz; Centro de Assistência Social de Esmoriz; Centro Social Cortegacense; Centro Social de Paramos; Centro Social e Paroquial da Arrifana; Centro Social de S. Félix da Marinha; Centro Social de S. Pedro de Maceda; Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira; Lar Santa Maria de Válega; Santa Casa da Misericórdia de Arouca; Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva; Santa Casa da Misericórdia de Espinho, e a Santa Casa da Misericórdia de Ovar.

Foi com um ambiente de alegria e divertimento, numa tenda enfeitada com balões coloridos e figuras carnavalescas alusivas à primavera, que terminou mais uma edição do Carnaval Sénior.


Notícia publicada no Jornal Praça Pública
Publicado em 10 de Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário